A Residência Médica de Urologia da SCMF, fundada ainda na década de 1970 pelos professores Dr. José Oswaldo Soares e Dr. Olavo Rodrigues, passou por muitas transformações ao longo dos anos. Por aqui já passaram urologistas como Dr. José Martins e Dr. Raimundo Agostinho, que até hoje compõem nosso corpo clínico.
Inicialmente sob a chefia do Dr. Ricardo Libório, em seguida do Dr. Rômulo Silveira e Supervisão do Dr. Rommel Regadas, o Serviço de Urologia e a Residência passaram por uma grande revolução. Em 2013, recebemos o Certificado de Credenciamento Pleno pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), atestando que aqui se dispõe de todos os requisitos necessários para a melhor formação do médico urologista. Logo em seguida, nossa Residência passou de preterida à disputada entre os candidatos a residentes, por proporcionar uma formação completa, englobando grandes cirurgias oncológicas, videolaparoscópicas, percutâneas e endoscópicas, além das clássicas cirurgias abertas.
Atualmente, nosso staff é composto por 20 médicos urologistas, a maioria com Mestrado e Doutorado. Associado ao grande volume de cirurgias, a Residência de Urologia da SCMF também foca na parte teórica, com sessões clínicas integradas com os Serviços de Oncologia, Radiologia, Patologia, Medicina Nuclear e Radio-oncologia, sob orientação do Dr. Vladmir Pinheiro e do Dr. Rômulo Farias.
Como ex-residente desta Casa e atual Supervisor do Programa de Residência Médica em Urologia, tenho mais do que uma responsabilidade, tenho uma missão perante os meus antecessores de prezar para manter nosso Serviço sempre entre os melhores do Brasil!
FRANCISCO JOSÉ CABRAL MESQUITA
Pós-graduado em Cirurgia Robótica em Urologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein.
Mestre pela UECE. Doutorando em Cirurgia na UFC.
Preceptor e Coordenador das Residências Médicas de Urologia do Hospital César Cals e da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza.
Membro titular das Sociedade Brasileira de urologia (SBU) e membro da Associação Europeia de Urologia (EAU).